AS ROUPAS FAZEM AS PESSOAS

 olá pessoal, 

Escolhi um livro especial para começar o ano.AS ROUPAS FAZEM A PESSOAS de GOTTFRIED KELLER. 

Afinal,muitas vezes as pessoas são julgadas pela aparência. E geralmente ,são julgamentos injustos.Mas o livro vai além ,ele mostra que em muitos casos, a mentira pode trazer vantagens, mesmo que seja temporária.



Foi o aconteceu com Wenzel Strapinsk, alfaiate que depois de ter perdido o emprego, decide ir para outra cidade em busca de melhores condições de vida.

Sua vestimenta entretanto, não lembra um humilde trabalhador e sim um senhor de negócios.E assim que chegou em outra cidade, logo foi confundido com um conde.

Todos queriam servi-lo da melhor maneira que podiam. Bons vinhos e comida farta acabaram por fazer o pobre homem, acreditar que seria melhor aceitar tudo que lhe era oferecido, mesmo que fosse vaseado num engano.

Foi convidado então para visitar uma das pessoas ricas do lugar e lá conheceu a filha do conselheiro Nettchen e logo se apaixonaram. Nesse instante a situação de Wenzel se complicou e em vez de contar a verdade a jovem ,com medo de perdê-la acabou aceitando se casar com ela.

Mas na festa do casamento, algo insperado aconteceu!

As roupas fazem as pessoas, é um livro delicioso de se ler. E mesmo que algumas situações nos pareçam obvias, tem no fundo ensinamentos que devemos compartilhar com todos.

Minha visão é a de que é muito fácil julgar a atitude do alfaiate e mesmo achando que a mentira que o colocou naquela situação poderia ser evitada, penso que toda história tem dois lados, e em alguns casos, o resultado catastrófico de nossas más decisões ,pode servir para nos colocar na direção certa.

O livro é uma história que merece ser lida com atenção, nunca devemos esquecer ,que toda decisão tem consequência, seja ela positiva ou negativa,dependerá de nós aproveitar ou nãop, a oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores.



Comentários

  1. Oi, tudo bem? Ah, iniciar o ano lendo é tudo de bom. Ainda mais quando o livro nos faz refletir. Interessante pensar sobre como o mundo nos enxerga. E ainda que nossas roupas tem grande papel nisso. Se você aparecer num mesmo lugar com roupas completamente diferentes, você será tratado de duas maneiras. Surreal. Então sim, como nos vestimos importa. Feliz 2023!!! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo amiga,é uma realidade e acontece muito atualmente.Nós muitas vezes,não percebemos que o que realemnte conta é a pessoa e não o que veste.

      Excluir
  2. Oiee linda! Não conhecia o livro, mas curti a proposta. As pessos julgam sim pela aparência... Serve de reflexão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que dica legal de leitura. Não conhecia o livro. Gostei muito da sua resenha. Acho que a mentira do alfaiate o levará para muitas confusões. Adorei o seu blog.😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é a vida do blog.
se gostou, não deixe de seguir.