O ARTESANATO: UMA TERAPIA RECOMENDADA A TODAS AS IDADES

Ainda pequena fui apresentada as artes manuais e hoje posso ver com clareza os grandes benefícios que elas podem fazer na vida das pessoas.

Não importando a idade ou o tipo de técnica, o artesão tem a possibilidade de exercitar sua mente, criando peças, decorando, mudando ambiente ao seu redor e estimulando outras pessoas também a buscar, encontrar e desenvolver suas habilidades.

Sou filha de costureira e minha irmã fazia reciclagem e pintura. Mas minha paixão sempre esteve mais ligadas ao crochê e mais tarde ao tricô e ao tear.

Com as facilidades que a internet nos proporciona, pessoas criativas do mundo inteiro podem compartilhar seus trabalhos e também sua cultura através da arte.

O trabalho manual desenvolve a mente, fortalece a auto estima, gera renda e inclusão social.

Na terceira idade, o artesanato tem sido utilizado como forma de estimular a coordenação motora, a memória, a socialização e lazer. Momentos dedicados a criação de peças ou a troca de conhecimento, cada vez mais tem feito parte de projetos desenvolvidos para idosos. A verdade, é que criar faz bem e todos podem se beneficiar  dessa atividade que abrange corpo e mente.


Comentários