Eu gosto de bonecas geralmente compro, mas ultimamente estou me aventurando a fazer algumas.
Quando vi uma artesã ensinando a fazer uma Namoradeira em tecido, resolvi tentar fazer essa boneca para decorar minha sala. Como estou na correria das encomendas, fiz com o material que tinha disponível, ou seja, feltro e alguns retalhos de tecido. Uma versão diferente, porém não menos graciosa.
A boneca namoradeira, como é chamada, é a boneca que fica arrumada nas janelas das casas. A origem dela mistura talento e fantasia e parece ter começado no Estado de Minas Gerais, ainda no período colonial, quando as mulheres solteiras a colocavam na janela na esperança de encontrarem um namorado. Verdade ou não, as janelas continuam com suas namoradeiras dos mais diversos modelos.
Resolvi fazer a minha versão um pouco diferente: em vez de usar tecido para o corpo, eu usei feltro, o que resultou em uma textura diferente. Decorei o vestido com renda, os cabelos com flores e dei um toque romântico na boca, em forma de coração.
Como sobrou material, arrisquei em fazer outra, menor, para enfeitar o atelier.
Existem muitas histórias sobre a origem delas. Uma dessas histórias é a de que representavam as moças solteiras que ficavam nas janelas à espera de um pretendente. Dizem inclusive que o nome "namoradeira" foi dado em razão dessas moças que aguardavam nas janelas e sacadas por seus amores.
Em Minas Gerais, elas fazem parte da tradição cultural da região. São feitas em gesso, num tamanho grande, e depois vestidas e maquiadas. Originalmente eram feitas em gesso ou barro e pintadas; hoje podemos encontrá-las também em tecido ou feltro, como essa que eu fiz.
Na minha cidade é muito comum vê-las na varanda, entre plantas e gaiolas, como se tivessem cuidando do ambiente.
As namoradeiras são um exemplo da importância da preservação da cultura e das tradições , uma arte que chegou aos nossos dias pelas mãos de artesãos e da memória popular.



Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é a vida do blog.
se gostou, não deixe de seguir.