A HISTÓRIA QUE VIVE EM NÓS: UMA JORNADA DE APRENDIZADO E REFLEXÃO

Ontem, a Casa de Convivência Clara Nunes, no Rio de Janeiro, promoveu um passeio que levou eu e minhas amigas a um verdadeiro mergulho na história da escravidão na cidade.
Foi uma oportunidade para aprendermos mais sobre o nosso passado e refletirmos sobre o presente.

A primeira parada foi no Museu dos Pretos Novos, na Gamboa.
Lá está localizado o antigo Cemitério dos Pretos Novos, onde, entre 1769 e 1830, muitos africanos que chegavam escravizados foram enterrados. O local permanece preservado e pode ser visitado.

Outro lugar que conhecemos foi o Cais do Valongo, que foi o principal porto de chegada dos africanos escravizados vindos do continente.

Cais do Valongo

Passeios como esse nos ajudam a entender nossa história e, ao mesmo tempo, permitem compartilhar bons momentos com as amigas da Casa de Convivência Clara Nunes.

O projeto Casas de Convivência, no Rio de Janeiro, tem como proposta oferecer um espaço para pessoas a partir dos 50 anos se socializarem, praticarem atividades físicas, teatro, coral e artesanato, promovendo o envelhecimento saudável e resgatando a autoestima dos idosos.

livro indicado: O Crime do cais do Valongo,um romance que mostra um pouco da sociedade da época escrito por Eliana Alves Cruz



.

 .







Comentários