.jpg)
Estar em um ambiente acolhedor e trocar experiências tem um efeito direto na nossa saúde mental. Se eu pudesse definir o projeto, diria que ele é focado em nos mostrar que, independentemente da idade, ainda podemos aprender muito com nossos semelhantes e, de quebra, nos conhecer melhor, percebendo o quanto somos capazes de realizar grandes coisas.
.jpg)
Uma das atividades de que mais gosto, claro, é o artesanato, mas lá tive contato pela primeira vez com a arteterapia. Confesso que não a conhecia e, por isso, resolvi saber um pouco mais. A definição de arteterapia é uma abordagem terapêutica que usa recursos artísticos como pintura e desenho para que possamos nos comunicar e expressar melhor nossos sentimentos.

Para quem nunca havia participado, como eu, o processo parecia meio infantil no começo. Mas, à medida que a professora ia nos orientando, vi que tínhamos liberdade para nos abrirmos através da arte. A música, muito utilizada nas aulas, junto aos pincéis e lápis de cor, cria momentos de paz e harmonia. A professora sempre finaliza permitindo que a gente diga o que sente ou como nos vemos através da arte que criamos. Isso gera um ambiente de acolhimento e amizade entre a turma.

Sempre me vem à cabeça a ideia de que nós, idosas, gostamos de ser ouvidas. A arteterapia e outras atividades nos devolvem a voz que, às vezes, ficou reprimida com o passar do tempo. Assim sendo, como tantas outras atividades importantes que temos nas Casas de Convivência, essa é certamente uma que todos deveriam ter a oportunidade de conhecer e participar.

Matéria maravilhosa! Esses projetos deveriam se expandir para outros municípios também!
ResponderExcluirQue projeto incrível. 😍
ResponderExcluir