Um mergulho no artesanato brasileiro: Minha visita ao CRAB

 Na praça Tiradentes, no centro do Rio de janeiro, se encontra um imponente palacete onde morou o Barão do rio seco e que hoje abriga o CRAB (centro de referencia do artesanato brasileiro).

Quem passa pelo local não imagina a riqueza cultural, representada por vários artesãos expondo suas peças , preenchem o ambiente com cores, texturas e beleza.

Esta semana, tive o prazer de visitar o espaço através do projeto Bacanidade, com minhas colegas da Casa de Convivência. 

Foram algumas horas conhecendo o trabalho dedicado de diversos mestres artesãos, cujas mãos esculpem na madeira figuras e animais com  extrema perfeição e destreza.

Eram esculturas de vários tamanhos simbolizando os biomas do Brasil; Animais que pareciam reais tamanha a preocupação com os detalhes.

A exposição "MATA VIVA" mostrava, além da arte , a necessidade de  preservar o meio ambiente.

Trata-se de uma experiência  imersiva, na qual precisamos utilizar todos os sentidos para ver a obra e ouvir os sons da mata.

Eram peças enormes, magnificas e de tirar o  fôlego!!! como uma onça pintada na parede muito realista.

Em outra sala, podemos conhecer uma infinidade de itens confeccionados em crochê, tapeçaria, bordado., costura criativa e muito mais. Havia jogos artesanais, roupas e diversos objetos que inclusive poderiam ser adquiridos.



Esses animais foram escupidos na Madeira por grandes mestres , representando os nossos biomas Amazonia,Pantanla,Pampa, Caatinga,Mata Atlântica e Cerrado.


São arraias ,boto, peixe boi, onça pintada a vida retratada pelas mãos dos grandes artesãos.
 
  Um espaço para peças de todos os tamanhos, cores e técnicas de artesanato.
 

Tecidos, madeira,tintas,miçangas,pedras,papel, tudo pode ser transformado em arte. e


Se vocês tiverem a oportunidade de visitar o CRAB, não percam tempo; vão se divertir e descobrir um mundo novo dentro do nosso Brasil!

Comentários

  1. O Rio de Janeiro é, realmente uma explosão cultural... com certeza visitarei quando ai for, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Um lugar interessante para visitar!
    Isabel Sá
    Brilhos da Mod

    ResponderExcluir
  3. Excelente partilha de imagens que bem posso usufruir desde aqui (Portugal). Me parece um Centro de iniciativa e Vida nova.
    Amei.


    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita ao meu blog, gostei muito. Belas fotos, deve ter sido um ótimo passeio conhecer o CRAB. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Adorei os animais esculpidos. Uma graça só. Imagino o trabalho que dá para esculpir...

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Isabel. Seu nome no é diferente, dome da minha irmã, por causa da letra Z. Sempre que vou ao CRAB, costumo fazer alguma postagem. Caso você seja mãe, desejo um Feliz dia das Mães, um pouquinho atrasado. Nunca tive a oportunidade de conhecer, alguém do Blogger pessoalmente. Só conversei pelo celular ou WhatsApp. Já fiz chamadas de vídeo com pessoas da Ásia e do Chile. Grande abraço de um carioca da gema do ovo. Uma excelente noite de segunda-feira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é a vida do blog.
se gostou, não deixe de seguir.