MEMÓRIAS LITERÁRIAS: OS LIVROS QUE ABRIRAM AS PORTAS DA MINHA IMAGINAÇÃO



Primeira postagem de 2021, vem repleta de esperança de um ano mais leve, mais produtivo e feliz.

"Minha jornada no mundo da leitura começou cedo. Assim que aprendi a ler, fui apresentada à obra de Monteiro Lobato, em especial ao livro Reinações de Narizinho. Logo me apaixonei pelos moradores do Sítio do Picapau Amarelo: Narizinho, Dona Benta, Tia Anastácia, Pedrinho, Visconde de Sabugosa... e, claro, a boneca Emília. Inesquecível! Minha reação ao descobrir o que a leitura significava foi bem parecida com a da Emília após tomar a 'pílula falante': eu passei a querer falar (e ler) sem parar, pedindo livros de presente em todas as ocasiões.


Na escola, um novo mundo se abriu com a Coleção Vagalume (lançada pela Editora Ática em 1973). Entre tantos mistérios e aventuras, aqui estão os que mais marcaram minha infância e adolescência:
O Escaravelho do Diabo (Lúcia Machado de Almeida): Meu favorito! Li várias vezes. A história se passa no interior de SP, onde vítimas ruivas recebem um besouro antes de serem mortas. Alberto, irmão de uma das vítimas, inicia uma investigação perigosa e emocionante. Vale lembrar que esse clássico virou filme em 2016 e vale muito a pena conferir.
A Ilha Perdida (Maria José Dupré): Quem não se lembra das aventuras de Pedro e Henrique? Eles decidem explorar uma ilha que acreditavam estar deserta, mas acabam ficando presos e descobrindo que não estão sozinhos. É um suspense divertidíssimo!
As Aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain): Tom é aquele menino que vive se metendo em encrenca com seu amigo Huck Finn. Numa de suas aventuras, ele testemunha um crime, foge e vive situações clássicas que agradam leitores de todas as idades até hoje.
O Pequeno Lorde (Frances Hodgson Burnett): Uma história encantadora sobre o pequeno Cedric, que sai dos Estados Unidos para morar com seu avô mal-humorado na Inglaterra. É uma lição sobre amor, generosidade e como derrubar preconceitos.
David Copperfield (Charles Dickens): Este clássico narra a vida de David desde o nascimento, passando por perdas, encontros e o amadurecimento. Após fugir de um colégio rígido enviado pelo padrasto, ele inicia uma longa jornada em busca de seu lugar no mundo.
Sem Família (Hector Malot): A emocionante história de um menino vendido pelo marido de sua mãe adotiva. Sozinho nas ruas, ele enfrenta inúmeras dificuldades, mas nunca desiste de encontrar sua verdadeira família.
Ler sempre fez parte da minha juventude, tanto quanto o artesanato. Esses livros foram sementes que floresceram e me acompanham até hoje.
E vocês? Conhecem alguns desses títulos? Adoraria ver a lista dos livros que fizeram a diferença na vida de vocês. Se já leram, quais foram os seus preferidos?"







































13 comments:

  1. Infelizmente, até agora só tive a oportunidade de ler Tom Sawyer, mas amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nunca é tarde para essas leituras,obrigada.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a maioria, sabia? Mas me senti bastante interessado em conhecer mais sobre a história que o Charles escreveu. A ilha perdida também me aparenta ser muito bom, sem contar que é um nacional, né?! Adorei a postagem.
    Até mais,
    www.estudou.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São livros antigos mas com histórias maravilhosas,estou relendo alguns e em breve farei uma resenha para incentivar os amigos a ler essas histórias.Obrigada.

      Excluir
  3. O livro "A Ilha Perdida" tambem me marcou. Tive que ler na epoca da escola, mas confesso que enrolei p ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um livro muito divertido,bjus.

      Excluir
  4. oi!
    Que maravilha :D eu adorei os livros, eu tenho A Ilha Perdida é maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade querida é um história bem interessante,obrigada.

      Excluir
  5. que livros incríveis
    confesso que não conheço ngm
    esse ano tenho meta de ler 1 livro por mês, já coloquei na lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é ter uma meta mesmo,obrigada pelo carinho,bjus.

      Excluir
  6. Queria muito ter a coleção do Lobato. Os da série vagalume tenho vários aqui, são meus queridinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vê-lo aqui amigo,obrigada.bjus.

      Excluir
  7. Vários foram os livros que marcaram a minha infância/adolescencia. Mas sem dúvida o que mais me tocou foi o Diário de Anne Frank.

    ResponderExcluir

Seu comentário é a vida do blog.
se gostou, não deixe de seguir.

 
Artes&Estrellas Blogger Template by Ipietoon Blogger Template